terça-feira, 28 de junho de 2011

Mamografia!!! Eu Fiz

Semana passada fui fazer o tão temido e dolorido exame de Mamografia!


Ví várias mulheres saindo da sala com olhos cheios de lágrimas...Imagina como eu entrei...quase chorando...


Depois do exame, saí de lá com a sensação de que ou não dói mesmo ou o exame não foi bem feito.


Não senti essa dor que tdas dizem sentir...A responsável pelo exame, me esclareceu que tem mulheres que sentem mais por conta da mama ser muito densa...Bom, vamos aguaradr o resultado para levar para minha médica.


Aí vai uma googleada a respeito:


Definição
Mamograma é um exame radiológico que examina o tecido da mama.

Quando é usado? 
mamografia é útil para detectar o câncer de mama em fase inicial podendo descobrir alguns tipos de cânceres antes de você ou até mesmo antes de seu médico poder sentir um nódulo. O mamograma também pode ser usado parar conferir um nódulo achado num exame físico ou no auto-exame. Eles podem ajudar a determinar quais nódulos são cancerosos e quais são benignos. Porém, todo nódulosuspeito deveria passar por biopsia ou removido, até mesmo quando o nódulo parece benigno no mamograma que pode mostrar exatamente onde o nódulo está localizado na mama antes da cirurgia ou da biópsia para removê-lo.

Que providencias devem ser tomadas para o exame? 

Esteja seguro que suas axilas e tórax estejam limpos. Não use qualquer desodorizante ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem dificultar a interpretação do exame.

O que acontece durante o procedimento?

O mamograma é feito no consultório médico ou em uma clínica radiográfica. Será solicitado que retire sua camisa e sutiã. O técnico usará uma máquina grande para realizar as radiografias de cada mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos e normalmente não é doloroso. Porém, sentirá um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, podendo doer um pouco por algum tempo. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.

O que acontece depois do procedimento? 
Pergunte ao seu médico como ficará sabendo os resultados e quando você deverá fazer outro mamograma. Comparar uma série de mamogramas feitos em momentos diferentes (por exemplo, cada ano) no mesmo consultório ou clínica pode facilitar o diagnóstico do câncer precoce. A Sociedade Americana de Câncer recomenda que se você possuir entre 35 e 39 anos, deve programar um mamograma básico de prevenção. A partir dos 40 anos de idade, deve realizar um mamograma a cada 2 anos. E se e você possuir 50 anos ou mais, deve realizar um mamograma a cada ano. E ainda, se possuir risco decâncer de mama, mais cedo e mais freqüente o mamograma é recomendado. Seu médico deverá fazer um exame de mama todo ano.
Quais são os benefícios deste procedimento? 

mamografia irá ajudar o médico a diagnosticar várias alterações da mama freqüentemente diagnosticando o câncer de mama numa fase inicial. Uma a cada oito mulheres nos E.U.A. desenvolverácâncer de mama durante sua vida. Quanto mais bem localizado e menor for o tumor na hora do diagnóstico e tratamento, maior será a probabilidade de cura. O mamograma permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer de mama de 1 a 2 anos antes do médico ou do paciente poder senti-lo no auto-exame. Há uma chance melhor de cura se o câncer for diagnosticado em fase inicial.

Quais são os riscos a este procedimento?

Não há nenhum risco significativo conhecido do mamograma se for seguido o protocolo habitual. Discuta qualquer preocupação que possa ter com seu médico.

Procure ajuda médica se:
Achar qualquer mudança em suas mamas no auto-exame, especialmente se encontrar um nódulo ou se tiver alguma dúvida.


Um comentário:

  1. Roberta querida!!!
    Fique tranquila... o resultado do seu exame estará tudo ok...
    Depois dê notícias ok...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir